Tudo o que você precisa entender sobre Obras de Terraplanagem

Você está prestes a realizar um sonho: construir a casa própria. Terreno adquirido, o próximo passo é fazer o planejamento da obra. É necessário contratar um profissional para avaliar a necessidade ou não de obras de terraplanagem.

ANivelamento de terreno em obra de terraplanagem terraplanagem ou terraplenagem é uma técnica que realiza o nivelamento do terreno, tornando-o apto a receber qualquer tipo de construção. Esse processo envolve a movimentação de terra e é composto pelas etapas:

  • Limpeza do terreno: remoção de toda a vegetação e de outros obstáculos que possam interferir no andamento da obra;
  • Corte e aterro: etapa onde o terreno é aplanado. Vãos e buracos são preenchidos com terra ou ao contrário, a terra excedente é removida para que haja o nivelamento;
  • Subsolamento: compactação do solo;
  • Acabamento: é feita uma revisão para corrigir as imperfeições persistentes no terreno, afim de que a área fique pronta para qualquer obra.

A terraplanagem é uma das etapas mais importantes durante a execução das obras de infraestrutura. Esse serviço é essencial para garantir a segurança na área a ser construída, afim de que as fundações da obra sejam bem fixadas e estruturadas.

Um serviço de terraplanagem mal executado pode acarretar sérios problemas, como erosões, deslizamentos de terra e assoreamento de rios e de córregos. Em áreas inclinadas, como encostas de morros, o perigo é ainda maior. Nesses casos, recomendam-se a drenagem da água e a construção de muros de contenção de terra.

Para evitar transtornos, o processo de terraplanagem deve ser acompanhado de perto por profissionais especializados, como topógrafos, arquitetos e engenheiros. Sempre vale lembrar que antes de confiar sua obra a qualquer profissional, é necessário checar junto aos órgãos competentes se o funcionário possui registro para exercer a função. Além disso, a empresa contratada deve ser inscrita no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e designar um responsável técnico pela obra.

Tire suas dúvidas sobre obras de terraplanagemOutro detalhe importante e muitas vezes esquecido pelo cliente é a questão da derrubada de árvores. Mesmo em terrenos particulares, é necessário que haja uma autorização para o desmatamento. O corte irregular de árvores pode ocasionar o embargo da obra e, por conseguinte, o proprietário pode responder pelo crime judicialmente. Para evitar dores de cabeça, consulte a prefeitura de sua cidade ou o IBAMA para conseguir a licença e fazer tudo conforme a lei.

Observadas essas orientações, é só iniciar a construção do seu sonho!