Conheça os vários tipos de asfalto e suas aplicações

O asfaltamento de ruas, de estradas e de avenidas garante uma melhor mobilidade nas áreas urbanas, isto porque deixa a superfície linear, corrigindo imperfeições que podem gerar graves acidentes. Sem exageros, podemos afirmar que o asfalto deixa a nossa circulação muito mais segura!A aplicação de asfalto verde na construção de estradas

Quando olhamos para uma superfície asfaltada, nem imaginamos que existem vários tipos de asfalto. Esse produto tão importante, que tem como base comum o petróleo, possui diversas variações, cada uma com componentes específicos, para atender as necessidades do local a ser coberto.

Superfícies diferentes demandam asfaltos diferentes. Rodovias por onde transitam veículos de grande porte necessitam de um revestimento mais forte. Nesse tipo de construção, geralmente, são utilizados o CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo), ADP (Asfalto Diluído de Petróleo) e a Emulsão Asfáltica. Já em bairros residenciais, as ruas geralmente são asfaltadas com o tipo mais comum, que leva betume, areia, pó de pedra e gravilha, aquecidos a 200º.

Aplicação de asfaltoAlém dos tipos mais tradicionais, novas opções vêm ganhando espaço no Brasil, principalmente, nesse momento em que a sustentabilidade é uma palavra de ordem nas empresas. O asfalto de borracha tem em sua composição fragmentos de pneus usados, sendo uma excelente forma de reciclagem. As propriedades da borracha tornam esse tipo de asfalto mais flexível e menos propenso a desgaste e a rachaduras. Além disso, o custo na produção desse asfalto é bem menor, já que o material utilizado é retirado do lixo.

Em outros países também estão sendo realizados vários estudos para tornar o asfalto um aliado do meio ambiente. O asfalto verde, desenvolvido na Holanda, é uma nova mistura asfáltica que tem como diferencial a presença de óxido de titânio. É capaz de absorver até 45% da poluição atmosférica e também é permeável, evitando enchentes. Além do fator ecológico, esse tipo de asfalto tem um grande diferencial estético: sua coloração é verde, fugindo do padrão de cor escura.

Já nos Estados Unidos, estão sendo desenvolvidos projetos com o objetivo de utilizar o calor do sol absorvido pelo asfalto para a geração de energia. Na Espanha, os pesquisadores esperam que o asfalto diminua a poluição gerada pelos carros, por meio da captação do óxido de nitrogênio emitido.